Câmara pode votar pontos da reforma política em novembro

  • Categoria do post:2012
  • Comentários do post:0 Comentário

 

 

Alguns dos principais pontos da reforma política poderão ser votados ainda neste mês. A previsão é do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Para que isso seja possível, ele disse acreditar que a apreciação da reforma deverá ser fatiada. A votação está marcada para a última semana deste mês. Marco Maia explicou que conversou sobre o assunto com o relator da reforma, deputado Henrique Fontana (PT-RS), que considera possível chegar a um entendimento na comissão especial sobre algumas das propostas contidas em seu relatório.

“Não trabalhamos com a possibilidade de votar uma reforma política ampla, mas de avançar em alguns temas fundamentais para o Brasil e que têm ressonância com a sociedade”, disse Fontana. Para Maia, os temas que têm mais chances de aprovação no plenário são a coincidência na data das eleições, de forma que não haja mais eleição de dois em dois anos, e o fim das coligações nas eleições para deputados e vereadores, chamadas proporcionais.

Tabu

O presidente da Câmara, no entanto, tem dúvidas quanto à viabilidade de outros pontos da reforma. “O financiamento público mobiliza o mundo político, mas não tem aceitação na sociedade. A Câmara mesmo já fez uma pesquisa e as pessoas majoritariamente se posicionaram contrárias, achando que não é razoável que o Estado brasileiro gaste bilhões de reais a cada dois anos financiando campanhas eleitorais”, argumentou.

Fonte: FolhaPress

Deixe um comentário

15 + 16 =