Candidaturas femininas para câmaras de vereadores superam 30%

  • Categoria do post:2012
  • Comentários do post:0 Comentário

Para o cientista político e professor da Universidade de Brasília João Paulo Peixoto, houve uma influência da primeira mulher presidente do Brasil para o aumento da participação das mulheres nas eleições. “Eu acho que não é apenas para cumprir a cota. Há evidentemente um sinal de maior participação feminina não só na política como em vários setores da vida nacional. É um reflexo natural da expansão do mercado de trabalho, de uma mudança sociológica, no sentido de que a mulher hoje tem um papel muito mais definido, muito mais proeminente na sociedade do que no passado.

Na opinião do professor, no entanto, o fator mais importante é o fato de o Brasil ter uma mulher presidente da República. “Isso, sem dúvida nenhuma, serve como estímulo para que outras candidatas do sexo feminino busquem a política e se animem com o exemplo da Presidência da República, no sentido de ingressar na atividade política.”

Atribuições dos vereadores

Os vereadores são eleitos juntamente com os prefeitos dos municípios e têm a função de discutir a legislação local e fiscalizar os atos das prefeituras com relação à administração e aos gastos do orçamento. Eles devem trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos moradores locais, elaborando leis, atendendo às reivindicações da população como um todo e fazendo a mediação entre os habitantes e o prefeito. Atualmente, apenas cerca de 12% dos vereadores, eleitos em 2008, são do sexo feminino.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

5 × 1 =