Abong publica pesquisa sobre transparência e legitimidade das organizações da sociedade civil e lança hotsite sobre o tema

Portal da Transparência
 
A criação do hotsite de transparência da Abong – http://abong.org.br/transparencia se insere em um contexto de criminalização e tentativa de deslegitimação do trabalho das organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Espera-se que a permanente reflexão sobre o tema por meio desta página eletrônica contribua para garantir maior legitimidade e credibilidade a nossas associadas e organizações de mesmo perfil político, interferindo positivamente em sua sustentabilidade política e financeira. Além disso, abre-se um espaço de divulgação e análise do conceito de transparência, bem como de troca de instrumentais e experiências de prestação de contas.
 
Ressalta-se que a realização da missão de nossas associadas e da própria Abong exige a capacidade de se comunicar e estabelecer canais de diálogo com diferentes públicos. As pessoas precisam conhecer as causas das ONGs, suas atividades e resultados, suas fontes de recursos e canais de prestação de contas. Assim, passam a confiar mais nas organizações e na sua própria capacidade de participar e construir uma sociedade melhor, mais justa e sustentável.
 
Sem democratizar a comunicação e o acesso à informação não é possível democratizar o Estado e a sociedade. Por isso, comunicação e transparência são áreas prioritárias em que a Abong atua, com formação na temática e criação de mídias. Por meio de seus instrumentos de comunicação, como site e hotsite, a Abong dá visibilidade às ações das associadas e disponibiliza informações de seu interesse. Isso também é possível pela publicação de um boletim eletrônico mensal dirigido a mais de 11 mil assinantes (cadastre-se aqui para recebê-lo). Com os mesmos objetivos, a Abong integra o Conselho Nacional de Transparência Pública e Combate à Corrupção e está na comissão de organização da Consocial – Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

 

Fonte: ABONG

Deixe uma resposta

Fechar Menu