Encontro Virtual “Impactos da Branquitude no Sistema de Poder”

  • Categoria do post:Notícias

Às organizações da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político:

Nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2022, às 19h, iremos realizar o Encontro Temático: Impactos da Branquitude no Sistema de Poder, de forma virtual, e todas as organizações da Plataforma estão convidadas para este importante momento de formação e diálogo.

Nossos objetivos são:

Objetivo 1: Compreender a relação entre a supremacia branca e o racismo estrutural presente nos espaços políticos e econômicos brasileiros.

Objetivo 2: Provocar reflexões e autocrítica no âmbito da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político sobre as relações de poder a partir da naturalização da branquitude.

Convocamos as organizações, ainda, para a seguinte reflexão prévia:

  1. O Encontro Temático Racismo, Opressão de Gênero e Religião, realizado em outubro de 2021, contou com baixíssimo quórum de pessoas brancas, principalmente homens. Enviamos uma manifestação elaborada pelos participantes do evento no grupo de zap da Plataforma, a fim de chamar a atenção das afiliadas para essa problemática;
  2. É consenso entre nós de que precisamos provocar a discussão em nossas organizações e movimentos sobre o racismo e o antirracismo. No entanto, urge irmos além da retórica antirracista, que não muda o contexto de violência, discriminação e exclusão de pessoas indígenas e negras.
  3. Embora algumas de nossas organizações consigam incluir a perspectiva antirracista em suas agendas, não necessariamente têm sido bem-sucedidas para enfrentar o racismo internamente. Exemplo bastante próximo são os recentes episódios racistas denunciados no âmbito do Fórum Social Mundial. Os movimentos negros há tempos nos instigam ao afirmarem que não haverá democracia, enquanto houver racismo.

Debater o racismo é fundamental, sobretudo percebendo os impactos da branquitude em nossa visão de mundo. Importante assumirmos o racismo como estruturante, no entanto, mais importante ainda e reconhecermos que, para existir o racismo estrutural, é necessário que exista a ideia de superioridade de uma raça sobre a outra. Este segundo aspecto é pouco problematizado e reconhecido.

Assim, sugerimos fortemente que cada organização da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político inscreva até três pessoas para participarem desta atividade formativa. Destacamos que racismo é assunto e problema de pessoas brancas, portanto, cabe às organizações também indicarem pessoas brancas, respeitando a diversidade de gênero.

INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/dyw2W5n1FpTqyD6x8 até o dia 27 de maio de 2022.

Cada organização poderá indicar até 3 pessoas para participar. Atenção para a indicação, também, de pessoas brancas.