Edelcio Vigna, presente!

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político manifesta seu profundo pesar pela morte de Edelcio Vigna.

Edelcio começou a trabalhar no Inesc em 1988, quando ajudou a consolidar a instituição, no período da abertura democrática, como importante mediadora entre a sociedade civil organizada e os parlamentares. Lá, foi ele quem iniciou o debate sobre a necessidade da reforma do sistema político, o que germinou a ideia de uma discussão nacional sobre o tema e da própria organização de nossa Plataforma.

Seu compromisso com as pautas e reivindicações dos movimentos sociais era constante, especialmente os movimentos do campo que lutam por reforma agrária. Suas análises sobre o Parlamento brasileiro, publicadas pelo Inesc ainda na década de 1990, são até hoje referência para os estudos sobre a formação de bancadas parlamentares, sobretudo a bancada ruralista.

Antes de o perdermos, Edelcio assessorava a Unicopas em temas do cooperativismo solidário e da produção de alimentos saudáveis.

Lamentamos profundamente a perda de mais uma vida para a Covid-19 e apresentamos nossas condolências e solidariedade aos familiares.

Deixe uma resposta