Democracia sempre: nota da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político manifesta seu repúdio, mesmo que sem surpresa, à revelação de que o próprio presidente da República insufla manifestações que atentam contra as instituições da já abalada democracia brasileira.

Ainda que o conteúdo do vídeo faça menção apenas à necessidade de apoio ao chefe de governo, o material e sua divulgação emergem em um contexto mais amplo de deslegitimação dos outros Poderes da República, que se intensificou após declarações do General Augusto Heleno. Mais do que apenas atos em apoio ao Executivo, trata-se de manifestações que buscam que encerram em si o desejo último de conferir poder absoluto a Jair Bolsonaro e seu governo, atacando a divisão ente os poderes estabelecida em nosso texto Constitucional.

Ele se aproveita das deficiências do sistema representativo – do qual, necessário frisar, Bolsonaro faz parte há pelo menos três décadas – para embasar movimentações autoritárias. Deveria-se, entretanto, buscar o aperfeiçoamento de nosso sistema político e não sua derrocada.

Nos somamos a todas as forças que entendem serem necessárias demonstrações políticas que demarquem limites políticos às intenções do atual bloco no governo.

Assim, reforçamos as convocatórias aos atos previstos para o Oito de Março, dia Internacional de Luta das Mulheres, e para os próximos dias 14 e 18, respectivamente a data em que lembraremos dois anos da execução de Marielle Franco e dia em defesa dos serviços públicos e da soberania nacional.

Democracia sempre! Não passarão!

Deixe um comentário

dezesseis − quatro =