Cardozo: “Câmara tomou decisão puramente política”

 

Após a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, denunciou o caráter político das falas dos deputados durante a votação no domingo 17.

“As falas giraram sobre tudo, mas não sobre os argumentos, e as falhas do relatório que foram levantadas pela defesa. Isso nos mostra com clareza que a Câmara tomou uma decisão de natureza puramente política, e não é isso que a Constituição prescreve para o impeachment”, afirmou o responsável pela defesa do governo Dilma.

No regime político do parlamentarismo, disse Cardozo, razões puramente políticas podem levar ao afastamento de um governante. No presidencialismo, não. Por isso, a Constituição coloca o impeachment como uma situação excepcional. “Essa situação nos deixam tristes e indignados, pois trata-se de um golpe na democracia e nos 54 milhões que votaram em Dilma e um golpe na Constituição”.

O advogado-geral da União também afirmou que o processo de impeachment na Casa foi uma vingança do presidente,Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Nos traz indignação que ele seja o grande mentor e executor desse processo”, ressaltando, porém, que a decisão dos deputados não fará com que Dilma “deixe de lutar pelo que acredita”.

Cardozo afirmou que Dilma não tem apego a cargos, mas a princípios. “Ela esteve presa na Ditadura e não se acovardou. A luta que ela desenvolverá agora é a mesma que fez antes: pela democracia”.

Lembrando que “o mundo e a história” estão observando a situação brasileira, declarou que nenhum governo nascido de uma ruptura terá legitimidade. “A luta agora é pela democracia”, encerrou.

Em coletiva à imprensa após a declaração, Cardozo evitou comentar questões sobre as quais o governo ainda não se pronunciou, como novos pacotes econômicos e a possível convocação de novas eleições.

Sobre o seguimento do processo, o advogado-geral da União disse que, no Senado, “é outro contexto e outra realidade” e que lá será necessária produção de provas para que o afastamento da presidente seja aceito.

Deixe um comentário

quatro + 7 =