” Os donos do Congresso” revela uma série de informações sobre financiamento de campanha


Quem são os verdadeiros ” donos do  Congresso”? Uma nova página na web faz o diagnóstico do Congresso Nacional sobre duas perspectivas, representação e financiamento. O site ” Donos do Congresso”, reúne diversas informações sobre as doações de campanha, com dados atuais, vale a pena conferir!

Sobre o site:

As manifestações ocorridas no Brasil a propósito dos gastos com a Copa das Confederações e do Mundo a partir de meados de 2013 mostraram claramente a insatisfação popular quanto às estruturas de serviços públicos (transporte, saúde, educação, segurança pública entre outros temas), e ficou patente a incapacidade da estrutura política em receber e processar o descontentamento popular de modo a apresentar-lhe as mudanças desejadas.

Certamente existem diversas razões para a impermeabilização do sistema político às demandas populares, mas uma das principais é a forma como se dá o financiamento das campanhas eleitorais. Com a permissão de que empresas possam intervir no processo eleitoral, pela disponibilização direcionada dos recursos doados a seu bel prazer, criou-se um desequilíbrio na corrida eleitoral transferindo a disputa entra as capacidades pessoais político-administrativo-ideológicas dos candidatos para a capacidade de arrecadação de fundos eleitorais.

Instituto Justiça Fiscal buscou, nos dados oficiais apresentados pelos candidatos a cargos políticos nas eleições de 2010 (que elegeu a legislatura 2011-2014) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a estrutura de financiamento das campanhas eleitorais de modo a mostrar quem de fato “paga a banda”. Os eleitores são chamados a terem cuidado nos seus votos, mas tanto a forma de computação dos votos quanto a informação de quem financia os partidos, comitês e candidatos não são publicados! A verdade é que os eleitores são, através do marketing político, transformados de eleitores em reles votantes: os resultados eleitorais têm demonstrado que aqueles com maior disponibilidade financeira, independentemente de suas capacidades políticas, administrativas ou ideológicas, em geral têm sido eleitos.

Os Donos do Congresso é um site que busca apresentar aos eleitores passados e futuros quem financiou as candidaturas eleitorais de modo a mostrar quais os reais interesses que os eleitos representarão ou tenderão a representar. É importante que os eleitores possam resgatar sua cidadania e reconquistar a capacidade de intervir diretamente no processo eleitoral, pelo menos votando conscientemente e sabendo, a priori, quem seus candidatos representarão.

Deixe um comentário

4 + dez =