OAB/SE debate Reforma Política com empresarios

O convidado deste mês do Fórum Empresarial foi o presidente em Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Augusto Monteiro. Na pauta da reunião-almoço, ´O Projeto da OAB para Reforma Política´. “Sempre que saio de casa para trabalhar, e sou convidado a falar sobre qualquer assunto, penso que há esperança. Acredito em mudanças”, comentou Monteiro.

É a segunda vez que o atual presidente da Ordem participa a reunião-almoço do Fórum Empresarial. Desta vez, falou sobre o papel da OAB no projeto que visa mudanças no sistema eleitoral, através da Reforma Política por iniciativa popular. Além disso, tratou sobre o financiamento público das campanhas, eleições partidárias em dois turnos, maior transparência e controle dos custos das campanhas, dentre outros assuntos.

Para o coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Ancelmo de Oliveira, as mudanças são imprescindíveis para atualização do sistema que vigora desde 1932. “A OAB tem dado importantes contribuições nesta discussão e foi justamente por isso que convidamos seu presidente. É uma entidade respeitada, que está sempre atualizada e já tem um projeto para Reforma Política”, informa Oliveira.

O convidado foi o presidente da OAB/SE Carlos Monteiro. O presidente da OAB/SE pontua que o sistema vigente hoje beneficia apenas as megacampanhas, com altos financiamentos. “O cidadão brasileiro que tem bons propósitos fica inibido de entrar na política pela falta de capacidade financeira e, ao mesmo tempo também, para não se sujeitar a financiamentos espúrios que tenha fim de propósito no futuro devolver em dobro, triplo, quádruplo, tudo que foi investido na oportunidade da campanha”, comenta Monteiro.

Durante a reunião-almoço, Monteiro explicou que o projeto ´Eleições Limpas´ busca reunir diversas entidades com a meta de obter mais de 1,5 milhão de assinaturas, pois a partir daí projeto entrará na pauta do Congresso Nacional. “É um Projeto de Lei de iniciativa popular nos moldes da ´Ficha Limpa´. O ´Eleições Limpas´ busca uma ampla Reforma Política, que é desejada por todos há muito tempo. Nosso trabalho é o de mobilizar a sociedade para que possamos coletar essas assinaturas e levar essa proposta ao Congresso Nacional”, pontua o presidente da Ordem em Sergipe. “Estamos recolhendo assinaturas na sede da OAB em Sergipe e também através do site www.eleicoeslimpas.com.br”, informa.

Segundo o coordenador do Fórum Empresarial, o debate deste mês não contemplou todo o universo da Reforma Política, mas principalmente o financiamento das campanhas. “É o assunto de maior foco por parte da OAB. Nosso objetivo foi levar às entidades filiadas mais informações acerca do processo político do Brasil. Sabemos, através do que a imprensa noticia todos os dias, que há desvios. O desejo de todos nós, que pagamos nossos impostos, é de que todo o processo aconteça dentro dos princípios democráticos, contidos na Constituição. É necessário um regramento e que seja respeitado por todos os candidatos e pelo sistema político vigente”, ressalta Ancelmo de Oliveira.

Deixe uma resposta

Fechar Menu