Maio – Ações do Plebiscito se intensificam pelo país

A cada dia a campanha do Plebiscito Constituinte ganha mais reforço em todo país. Já existem cerca de 300 comitês espalhados em todos os estados brasileiros. Nos meses de abril e maio as agendas de articulações e formações também cresceram.

Na região Norte, todos os estados já se organizam para o Plebiscito. Em Roraima, atividades de formação acontecem em cinco municípios nos dias 2 e 3 de maio. No Acre, o curso de formação de formadores acontece nos dias 9 e 10 de maio.

“No Tocantins estamos avançando em nossas articulações com outros movimentos e organizações para massificar a campanha, principalmente no interior do estado. Em maio, teremos duas formações de formadores e nossa meta é formar mais de 100 pessoas para multiplicarem a campanha”, disse Cleide Diamantino, membro do Comitê Estadual.

As articulações e fortalecimento do Plebiscito também estão a todo vapor na região Nordeste. Em Alagoas, mais de dez cidades já possuem comitê municipal da campanha e o curso estadual de formação de formadores acontece no dia 5 de maio. Na Bahia, a estratégia do Comitê também é de massificação da campanha. “Várias cidades estão com a iniciativa de formação de comitês locais, em bairros, escolas, além de intensificar as ações de agitação e propaganda rumo ao curso dos 1.000 e as ações de massa que virão”, destaca Thays Carvalho, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude, e que contribui com a articulação estadual do Plebiscito.

No Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal o Plebiscito Constituinte foram muitas atividades no mês de abril. Em Formosa, no interior de Goiás, acontece uma formação no dia 8 de maio.

Sudeste

Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro também concentram atividades nos meses de abril e maio. Em Espírito Santo, o curso estadual de formação de formadores acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho. E no Rio de Janeiro, dia 6 de maio, tem Plenária Estadual. Em São Paulo, o Curso dos Mil, que pretende formar mais de mil pessoas sobre o Plebiscito Constituinte acontece nos dias 24 e 25 de maio.

Em Minas, a formação de formadores acontece nos dias 1º a 3 de maio, durante o 5º Encontro dos Movimentos Sociais Mineiros, com participação de duas mil pessoas. Na programação, haverá análise de conjuntura, com João Pedro Stédile e Beatriz Cerqueira, presidente da CUT Minas, debate sobre a luta política e a Constituinte, com Ricardo Gebrim, e outro debate sobre o Sistema Político que Temos e que Queremos.

“Como estamos vindo de um Plebiscito estadual em 2013, já temos constituído mais de 300 comitês, que são as cidades onde houve processo de coleta de votos no ano passado durante o plebiscito pela redução da tarifa de energia e do ICMS”, informou Frederico Santana Rick, que é integrante do Comitê Estadual.

No Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as ações também estão organizadas. No dia 10 de maio acontece no Paraná, a Plenária Estadual do Plebiscito.

“Acreditamos que a partir destas formações que estão acontecendo em praticamente todo o país a campanha do Plebiscito Constituinte vai formar e alcançar um número ainda maior de pessoas para multiplicarmos a importância e necessidade de termos uma mudança em nosso sistema político”, ressaltou Paola Estrada, da Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito.

Plenária Nacional

A III Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte acontece nos dias 16 e 17 de maio e pretende reunir representantes de todos os estados que organizam e constroem a campanha do Plebiscito Popular por Uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Na Semana da Pátria, o povo brasileiro responderá a seguinte pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?

Deixe um comentário

nove − 2 =