Coalizão lança cartilha por reforma política e eleições limpas

 

 

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que conta com o apoio de 95 das mais importantes entidades e movimentos da sociedade civil brasileira, lançou uma cartilha que apresenta uma alternativa à Emenda Constitucional da Câmara dos Deputados, que propõe a constitucionalização do financiamento de campanha por empresas. O projeto também se contrapõe a proibição das Coligações Proporcionais e a Cláusula de Barreira.

Coalizão

Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas A Coalizão defende uma proposta visando a ampliação da participação popular nas instâncias de poder. Segundo o texto da cartilha, “existe um grande número de problemas em nosso sistema eleitoral que necessita de mudanças”. No entanto, o Projeto de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas optou por considerar as questões estruturantes necessárias para uma reforma neste sentido.

Para a Coalizão os problemas estruturantes do sistema político brasileiro, ou seja, não há como avançar no processo democrático sem removê-los, são:

1) O financiamento de campanhas por empresas e a consequente corrupção eleitoral;
2) O sistema eleitoral proporcional de lista aberta de candidatos;
3) A sub-representação das mulheres;

Clique no línk abaixo para acessar o documento completo da Cartilha “Projeto de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”.

Download Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

http://imagem.vermelho.org.br/biblioteca/cartilha_-_reforma_politica_democratica_e_eleicoes_limpas_-_texto_para_impressao_(1)59650.pdf

 

Fonte:O Vermelho

Deixe um comentário

treze + 1 =