MPE/PR lança vídeo sobre o crime de compra e venda de votos

  • Categoria do post:2012
  • Comentários do post:0 Comentário

A campanha foi produzida a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná (PRE/PR), com o objetivo de conscientizar os eleitores da prática criminosa de compra e venda de votos em eleições e também incentivar as denúncias de sua ocorrência ao MPE local para as devidas apurações.

O trabalho foi desenvolvido pela Coordenadoria de Informática do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) – da concepção do roteiro à pós-produção. O filme foi a primeira experiência do MPF/PR com este tipo de animação.

Código Eleitoral – De acordo com o artigo nº 299 da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral), é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena é de até quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Denuncie – Para fazer denúncias de corrupção, ou outros crimes eleitorais, acesse o link “Denuncie”, no site da PRE/PR. Caso prefira, vá até a sede do Ministério Público Eleitoral, em Curitiba, e protocole sua denúncia pessoalmente. A PRE fica na rua Marechal Deodoro, 933, Centro, em Curitiba.

Stop motion – O stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro, realizada com filmadora, câmera fotográfica ou computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, como papel, massa de modelar, plástico ou mesmo desenhos. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro e, posteriormente, editados em vídeo ou película cinematográfica, criando a impressão de movimento. No caso da animação do MPE/PR, o filme foi produzido com câmera fotográfica digital, com 12 quadros por segundo, e os modelos foram feitos em papel.

O filme – Para conhecer a animação “Compra e venda de votos é crime”, visite o site do Ministério Público Eleitoral no Paraná (www.prepr.mpf.gov.br) ou o canal do Ministério Público Federal no youtube (www.youtube.com/MPFParana).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom da Procuradoria da República no Estado do Paraná

 

Deixe um comentário

vinte + dezessete =