emana Nacional de Luta pela Reforma Política começa na segunda-feira

Mais de 400 organizações sociais devem sair às ruas na próxima semana para chamar a atenção sobre a importância da reforma política. Duas ações vão ser apresentadas à população. A primeira é o Projeto de Lei da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A proposta é de iniciativa popular, do mesmo modo como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa.

A proposta apresenta alterações nas leis que regem o sistema político e eleitoral. Entre as mudanças está o fim da influência do poder econômico nas candidaturas; eleições proporcionais em dois turnos; paridade de gênero nas listas de candidatos e fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta.

As organizações sociais também pretendem recolher votos da população apoiando a instalação de uma assembleia constituinte para mudar o sistema político. A meta é conseguir 10 milhões de votos para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

A população pode votar pela internet, no site www.plebiscitoconstituinte.org.br. Para mais informações sobre o plebiscito e sobre o Projeto de Lei da Reforma Política, que tramita na Câmara dos Deputados, acesse: www.reformapoliticademocratica.org.br

Deixe um comentário

dezesseis + 16 =