A Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, um coletivo formado de 150 organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil organizada, vem a público manifestar solidariedade à Pré-candidata Sonia Cleide, do Grupo de Mulheres Negras Malunga (GO), que sofreu ameaças à sua vida e de sua família no último mês de julho de 2024.
O Grupo de Mulheres Negras Malunga integra a Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, que tem como princípio a promoção da equidade de gênero e raça nos espaços de poder, e há anos realiza incidência para superar a sub-representação de mulheres negras, indígenas e pessoas LGBTIAQPN+ nas institucionalidades do Legislativo, Executivo e Judiciário.
Sonia Cleide é pré-candidata à vereança na cidade de Goiânia e, após receber ameaças à sua vida, registrou boletim de ocorrência junto às forças policiais do município. Em 2020, ela também foi vítima de crime semelhante.
Demandamos que o Partido dos Trabalhadores (PT) permaneça vigilante e apoiando Sonia Cleide, principalmente no que concerne à segurança e fortalecimento de sua pré-campanha às Eleições 2024, bem como durante o período eleitoral.
Os partidos políticos que defendem pautas populares e de defesa dos direitos humanos precisam tomar para si a responsabilidade de aumentar a representatividade de mulheres negras nos espaços de poder e, para isso, tornar essas candidaturas viáveis e criar mecanismos para enfrentar a violência política de gênero e raça.
Demandamos, ainda, que a segurança pública do estado de Goiás, bem como o Judiciário, cumpram a sua missão institucional de investigar e fazer valer a lei, considerando o flagrante caso de racismo religioso e violência política de gênero e raça. Casos exemplares são fundamentais para coibir esse tipo de violência tão perniciosa para o nosso ambiente democrático.
É urgente proteger Sonia Cleide e sua família!
Racismo é crime!
Violência política de gênero é crime previsto na Lei 14.192/2021!