Ideias para um Brasil Democrático” – série de publicações debate desafios e propostas para o país

Pensar o novo ciclo político do país, a partir de antigos e futuros desafios enfrentados pela sociedade brasileira. Esse é o mote da série “Ideias para um Brasil Democrático”, promovido pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, em parceria com o coletivo Intervozes e mídias negras e independentes. A série reuniu 15 textos produzidos por integrantes do Intervozes, sob a coordenação do jornalista Paulo Victor Melo, com artigos e entrevistas que perpassaram temas como laicidade, sistema de justiça, participação social, tecnologias, e diversas outras questões que impactam a democracia e o sistema político brasileiro.

Abaixo, os textos da série:

Políticos da Amazônia usam mídia como trampolim para discursos e projetos de destruição ambiental

Como a estratégia da desinformação usada por políticos eleitos contribuem para a violação de direitos humanos na Amazônia – artigo escrito por Raquel Santos

Políticas públicas para Ciência e Tecnologia são fundamentais para enfrentar negacionismos

Pesquisadora Dayane Machado, entrevistada pelo Intervozes, acredita que é necessário desvendar fatores que influenciam na desconfiança em relação à ciência e desenvolver recursos para mitigar manipulação – Entrevista realizada por Ana Veloso

https://revistaforum.com.br/politica/2022/11/25/politicas-publicas-para-cincia-tecnologia-so-fundamentais-para-enfrentar-negacionismos-127809.html

Discurso de ódio e desinformação caminham de mãos dadas na projeção de políticos policialescos que defendem massacres e chacinas

A jornalista Mabel Dias entrevista José Godoy, procurador regional do Ministério Público Federal da Paraíba, que acompanha alguns casos de violação de direitos humanos envolvendo o apresentador Sikêra Júnior.

OPINIÃO: O Estado laico é uma benção

Artigo escrito por Iury Batista analisa os desafios que o campo religioso irá impôr à democracia e ao novo governo.

https://revistaafirmativa.com.br/opiniao-o-estado-laico-e-uma-bencao/

A democracia na mira das plataformas digitais

Artigo escrito por Aline Souza, Natalay Queiroz e Sheley Gomes debate a necessidade de regulação das big techs.

https://diplomatique.org.br/a-democracia-na-mira-das-plataformas-digitais/

Ataques aos nordestinos: da construção do imaginário subalternizado à tipificação do crime de racismo

Artigo analisa como recurso julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça por contribuir para coibir discursos de ódio. Escrito por Ana Carolina Westrup.

https://revistaforum.com.br/debates/2022/11/30/ataques-aos-nordestinos-da-construo-do-imaginario-subalternizado-tipificao-do-crime-de-racismo-por-ana-carolina-westrup-128009.html

Por uma outra política de drogas no Brasil

Efeitos colaterais de uma série de “erros” no combate ao narcotráfico e outras possibilidades de políticas públicas – artigo escrito por Iago Vernek.

https://almapreta.com/sessao/quilombo/por-uma-outra-politica-de-drogas-no-brasil

A luta atravessada por injustiça dos atingidos pela mineração

Comunidades impactadas por crimes socioambientais esperam há anos por reparação integral. Artigo escrito por Raquel Santos.

https://www.brasildefato.com.br/2022/12/03/a-luta-atravessada-por-injustica-dos-atingidos-pela-mineracao

Precisamos dizer que vamos participar e como”

A jornalista Patrícia Paixão entrevistou Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, para discutir a participação da sociedade civil no próximo governo.

Por que incluir práticas pedagógicas de mídia e educação nas escolas?

Em tempos de desinformação, cyberbullyng e controle informativo, propaga-se os impactos nocivos que a exposição midiática tem causado, principalmente nos(as) mais jovens. Artigo escrito por Elaine Dal Gobbo e Franciani Bernardes.

https://diplomatique.org.br/por-que-incluir-praticas-pedagogicas-de-midia-e-educacao-nas-escolas/

“A crise climática é um sintoma de muita violência”, diz a liderança indígena guarani Kerexu Yxapyry

As jornalistas Aline Braga e Tâmara Terso entrevistaram a liderança Kerexu Yxapyry, do povo Guarani M´byá, para entender o seu processo de luta e, em especial, a atuação das mulheres indígenas.

Os desafios da representatividade racial e gênero no contexto de violência política e eleitoral no Brasil

Número de parlamentares autodeclarados negros cresce, mas fraudes, desinformação e violência política e eleitoral ameaçam a representatividade de raça e gênero. Análise feita pela jornalista Tâmara Terso.

https://almapreta.com/sessao/quilombo/os-desafios-da-representatividade-racial-e-genero-no-contexto-de-violencia-politica-e-eleitoral-no-brasil

OPINIÃO: Brasil e Colômbia elegeram governos progressistas. E agora? Que democracia é essa que será construída? Democracia, para quem?

Para coletivos jovens de arte e comunicação das periferias de Cali e Salvador, só haverá democracia se esta for radicalizada permanentemente. Texto de opinião da jornalista Bruna Hercog.

https://revistaafirmativa.com.br/brasil-e-colombia-elegeram-governos-progressistas-e-agora-que-democracia-e-essa-que-sera-construida-democracia-para-quem/