Pensar o novo ciclo político do país, a partir de antigos e futuros desafios enfrentados pela sociedade brasileira. Esse é o mote da série “Ideias para um Brasil Democrático”, promovido pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, em parceria com o coletivo Intervozes e mídias negras e independentes. A série reuniu 15 textos produzidos por integrantes do Intervozes, sob a coordenação do jornalista Paulo Victor Melo, com artigos e entrevistas que perpassaram temas como laicidade, sistema de justiça, participação social, tecnologias, e diversas outras questões que impactam a democracia e o sistema político brasileiro.
Abaixo, os textos da série:
Políticos da Amazônia usam mídia como trampolim para discursos e projetos de destruição ambiental
Como a estratégia da desinformação usada por políticos eleitos contribuem para a violação de direitos humanos na Amazônia – artigo escrito por Raquel Santos
Políticas públicas para Ciência e Tecnologia são fundamentais para enfrentar negacionismos
Pesquisadora Dayane Machado, entrevistada pelo Intervozes, acredita que é necessário desvendar fatores que influenciam na desconfiança em relação à ciência e desenvolver recursos para mitigar manipulação – Entrevista realizada por Ana Veloso
Discurso de ódio e desinformação caminham de mãos dadas na projeção de políticos policialescos que defendem massacres e chacinas
A jornalista Mabel Dias entrevista José Godoy, procurador regional do Ministério Público Federal da Paraíba, que acompanha alguns casos de violação de direitos humanos envolvendo o apresentador Sikêra Júnior.
OPINIÃO: O Estado laico é uma benção
Artigo escrito por Iury Batista analisa os desafios que o campo religioso irá impôr à democracia e ao novo governo.
https://revistaafirmativa.com.br/opiniao-o-estado-laico-e-uma-bencao/
A democracia na mira das plataformas digitais
Artigo escrito por Aline Souza, Natalay Queiroz e Sheley Gomes debate a necessidade de regulação das big techs.
https://diplomatique.org.br/a-democracia-na-mira-das-plataformas-digitais/
Ataques aos nordestinos: da construção do imaginário subalternizado à tipificação do crime de racismo
Artigo analisa como recurso julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça por contribuir para coibir discursos de ódio. Escrito por Ana Carolina Westrup.
Por uma outra política de drogas no Brasil
Efeitos colaterais de uma série de “erros” no combate ao narcotráfico e outras possibilidades de políticas públicas – artigo escrito por Iago Vernek.
https://almapreta.com/sessao/quilombo/por-uma-outra-politica-de-drogas-no-brasil
A luta atravessada por injustiça dos atingidos pela mineração
Comunidades impactadas por crimes socioambientais esperam há anos por reparação integral. Artigo escrito por Raquel Santos.
“Precisamos dizer que vamos participar e como”
A jornalista Patrícia Paixão entrevistou Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, para discutir a participação da sociedade civil no próximo governo.
Por que incluir práticas pedagógicas de mídia e educação nas escolas?
Em tempos de desinformação, cyberbullyng e controle informativo, propaga-se os impactos nocivos que a exposição midiática tem causado, principalmente nos(as) mais jovens. Artigo escrito por Elaine Dal Gobbo e Franciani Bernardes.
https://diplomatique.org.br/por-que-incluir-praticas-pedagogicas-de-midia-e-educacao-nas-escolas/
“A crise climática é um sintoma de muita violência”, diz a liderança indígena guarani Kerexu Yxapyry
As jornalistas Aline Braga e Tâmara Terso entrevistaram a liderança Kerexu Yxapyry, do povo Guarani M´byá, para entender o seu processo de luta e, em especial, a atuação das mulheres indígenas.
Os desafios da representatividade racial e gênero no contexto de violência política e eleitoral no Brasil
Número de parlamentares autodeclarados negros cresce, mas fraudes, desinformação e violência política e eleitoral ameaçam a representatividade de raça e gênero. Análise feita pela jornalista Tâmara Terso.
OPINIÃO: Brasil e Colômbia elegeram governos progressistas. E agora? Que democracia é essa que será construída? Democracia, para quem?
Para coletivos jovens de arte e comunicação das periferias de Cali e Salvador, só haverá democracia se esta for radicalizada permanentemente. Texto de opinião da jornalista Bruna Hercog.