[opinião] Democracia no Brasil – por Ferreira Lima #DemocraciaQueQueremos

  • Categoria do post:Uncategorized

Diante das guerras e dos assassinatos que são cometidos contra líderes de comunidades rurais da Zona da Mata Sul de Pernambuco, por defender os assentamentos e as comunidades onde vivem, lutar pela democracia que queremos também é olhar para LGBTfobia, machismo e racismos que são bem presentes em zonas rurais causando ainda mas o êxodo rural das juventudes. Lutar por democracia é preciso e urgente, pensar qual democracia queremos em um país onde todos os dias morre um LGBTQIAP+, todo dia negros sofrem racismo, mulheres sofrem violências.

Os indígenas têm suas terras invadidas, qual será a democracia oferecida para as juventudes indígenas e do campo, para as mulheres do campo? Democracia se faz com a participação do povo, quem são esse povo no qual não me sinto representado, quem vão as ruas são as brancas e os brancos, e quem faz as leis são os brancos que estão no poder diante disso tudo. Ser jovem, ser LGBTQIAP+ na zona rural é muito desafiador. Querer que a democracia venha até nós é um sonho.

Mas como diz a música de Raul Seixas “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” E é essa realidade que vamos buscar para que a democracia que queremos seja participativa, inclusiva e praticada. A democracia que queremos para nós jovens e que somos agricultores, negros e gays… Mais LGBTs na política, mais juventudes, mais mulheres, mais indígenas, e mais negros e negras – só assim construiremos a democracia que queremos.

Com todas as representatividades juntas construindo a democracia.

Mas não basta só votar em pessoas LGBTs, em mulheres ou em negros, é preciso ver o que elas fazem, quais as lutas delas e se elas estão comprometida nas causas sociais.

Vamos pressionar o governo, melhorar o Brasil e fazer valer as políticas públicas para todos, inclusive as juventudes negras, LGBTs que moram na zona rural.

Escrito por: Ferreira lima, coordenação de juventude do grupo de jovens SAEC – Semeando a Agroecologia nas Escolas e Coordenação do Fórum de Juventudes de Pernambuco (FOJUPE)

Texto escrito para a campanha A Democracia que Queremos, promovida pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político #DemocraciaQueQueremos