Plataforma e ImpiXÔmetro realizam live sobre conjuntura do impeachment de Jair Bolsonaro

  • Categoria do post:Uncategorized

Na quarta-feira, 10 de novembro, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político integrou uma live em parceria com impiXÔmetro – ferramenta de pressão sobre os/as parlamentares para que apoiem o impeachment de Jair Bolsonaro. O projeto é do Desdobra Coletivo, cujo trabalho tem como objetivo unir política, comunicação, cultura e tecnologia. A live foi transmitida no canal do YouTube da Plataforma. Confira aqui a íntegra do debate. Acesse também o site: www.impixometro.com, e conheça o projeto.

A live teve o intuito debater  a conjuntura, os entraves e as soluções para o processo de impeachment de Jair Bolsonaro, do ponto de vista parlamentar, jurídico e da sociedade civil. A mediação do encontro foi realizada por Carmela Zigoni, antropóloga, assessora do INESC e integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Política. Os convidados foram: Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP); Thayná Yaredy, advogada, mestra em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e membro do Grupo Prerrogativas; Nicolau Soares, jornalista e membro do Desdobra Coletivo.

Carmela Zigoni iniciou a live lembrando de alguns dos motivos para o impeachment de Jair Bolsonaro. “São 139 pedidos de impeachment contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Entre eles por improbidade administrativa, quebra de decoro, interferências na Polícia Federal, ataques à imprensa, participação em manifestações anti-democráticas e contra as instituições públicas, e vários pedidos relativos à gestão desastrosa da pandemia. Esses pedidos não vem só de um partido. Vem de coalizões de partidos e até de cidadãos que pediram o impeachment de Bolsonaro”. 

“No site do impiXÔmetro temos ferramentas para que as pessoas pressionem os parlamentares pelo impeachment de Jair Bolsonaro. As pessoas podem ter acesso aos contatos de deputados (as) e senadores (as) para fazer essa pressão. A ideia é chegar nos territórios desses parlamentares. O que desejamos é aumentar o desgaste do Governo e dos parlamentares que apoiam a gestão Bolsonaro”, contou Nicolau Soares, do impiXÔmetro.

Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP), destacou que ontem, com a derrubada do “orçamento secreto”, pelo Superior Tribunal Federal – STF, deu-se um passo importante para o impeachment. “Eu acredito que a trava no impeachment de Bolsonaro era o orçamento secreto. Acho que o trabalho da imprensa, e até do impiXÔmetro, pode ser mostrar quem são os parlamentares que são beneficiados por esse orçamento secreto. É dinheiro de políticas públicas que está indo para esses parlamentares”, questionou o deputado.

“Apesar da narrativa de que não tem-se provas contra Bolsonaro, que justifiquem o impeachment, organizações da sociedade civil já demonstram que existem sim justificativas e provas. Inclusive no caso da cassação da chapa Bolsonaro/Mourão. Por meio do coletivo Treta Aqui, do qual faço parte, recebemos denúncias de discursos de ódio, nas eleições de 2018, quando Bolsonaro ainda era deputado. Esse material inclusive foi protocolado, entregue à Organização dos Estados Americanos (OEA) e também entregue ao STF. Temos provas, mais do que para evidenciar os crimes, mas também o quão prejudicial  será caso não ocorra a criminalização das práticas violentas que são perpetradas por Bolsonaro”, discorreu Thayná Yaredy, advogada e membro do Grupo Prerrogativas.