Inscrições abertas: roda de diálogo com movimentos sociais do Sul

  • Categoria do post:Uncategorized

A democracia no Brasil, historicamente, não garante a plena participação das pessoas subalternizadas. O sistema político brasileiro é excludente e relega a maior parte da população à subrepresentação. Por isso, um outro sistema político para o país precisa prioritariamente enfrentar a estrutura piramidal que hoje organiza o Brasil.

Neste sentido, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político vem atuando, desde 2004, para mudar a forma como o sistema político brasileiro está organizado institucionalmente. Essa articulação de movimentos, entidades, fóruns e redes vêm provocando debates e colhendo contribuições com o objetivo de construir um sistema político democrático, participativo, representativo e transparente.

Uma das formas de escutar os movimentos é através da realização de encontros regionais. A roda de conversa da região Sul acontecerá nos dias 15/10, às 19 horas, e 16/10, às 9 horas.

Através de um encontro virtual, vamos reunir entidades que atuam na região Sul para discutir a conjuntura atual e refletir sobre: Como funcionam as estruturas de poder no país? Qual sistema político queremos construir? O que precisamos fazer?

O objetivo é promover um encontro que atenda à diversidade regional e de movimentos, sobretudo daqueles que lutam contra a subrepresentação de setores sociais explorados e com seus direitos violados, a exemplo de mulheres, indígenas, quilombolas, população negra, LGBTQIA+, classe trabalhadora, juventudes, dentre outros.

Durante o encontro, discutiremos a conjuntura nacional, a partir da perspectiva regional dos movimentos, e escutaremos sobre os sonhos, lutas e estratégias espalhadas pelos estados do Sul. O acúmulo do debate também servirá para subsidiar a versão 3 da Plataforma, com propostas para incidir no sistema político brasileiro.

INSCRIÇÃO

A inscrição será feita a partir do formulário: link

Mais informações: [email protected]

A atividade é promovida pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e conta com o apoio financeiro da União Europeia.