NOTA DE REVOLTA
A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político vem a público registrar sua revolta pelo assassinato de Kathlen Romeu, 24 anos, grávida, morta em 8 de junho de 2021, durante uma ação da Polícia Militar na comunidade do Lins, zona norte do Rio de Janeiro. Também manifestamos nosso pesar e solidariedade à família da jovem, na figura de sua avó Sayonara Fátima de Oliveira. Kathlen é mais uma vítima do Estado racista e genocida, que ceifa vidas negras todos os dias no Brasil.
Registramos que no dia 04 de junho foram mortas Viviane Soares, de 40 anos, e sua vizinha Maria Célia Santana, 73 anos, em Salvador, também em frente de casa, vítimas de “balas perdidas” durante operação da PM no bairro do Curuzu. A crueldade sem fim se expressa no fato de o sobrinho de Viviane, Railan Santos, 7 anos, ter sido morto em novembro de 2020, enquanto jogava bola.
A impunidade e a política de segurança racista e genocida imperam, e, assim, continuamos a assistir a brutalidade das polícias e da sociedade contra a população negra. Crianças negras estão desaparecidas ou sendo alvejadas nas ruas onde moram, ou mesmo dentro de casa.
Exigimos que o sistema de justiça e outras instituições públicas se responsabilizem por estas mortes! Não aguentamos mais! Vidas negras importam! Chega!