Instituto Marielle Franco lança projeto para eleições 2020 inspirado em seu legado

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político é uma das organizações apoiadoras da Agenda Marielle Franco, um projeto que faz parte da Plataforma Antirracista nas Eleições e tem o intuito de apresentar para a sociedade brasileira uma série de princípios e políticas públicas, inspirados no legado de Marielle Franco.

Voltada a candidaturas, eleitores e organizações, um dos principais objetivos da Agenda Marielle Franco é reforçar que o fazer político vai além da proposição de projetos de lei. Por isso, foi resgatada uma série de aprendizados que Marielle nos deixou, bem como as políticas públicas prioritárias que ela defendia.

O intuito é ajudar a construir cidades, bairros, favelas e periferias mais justas, inclusivas, sustentáveis e com respeito à diversidade, pautando esse debate durante a disputa eleitoral das eleições municipais de 2020.

Entre os compromissos do projeto, estão o fortalecimento e visibilização de candidaturas de mulheres negras, pessoas LGBTQIA+, jovens periféricos e progressistas.

Por isso, no site da Agenda Marielle Franco, é garantida maior visibilidade para essas candidatas, candidates e candidatos, em especial, pessoas negras. Entendendo que esses grupos minorizados, que foram sistematicamente excluídos dos espaços e processos de tomada de decisão, são parte fundamental do projeto de sociedade em que acreditamos.

Do “Falar Marielle” ao “Fazer Marielle”

2020. Primeira Eleição Municipal desde que Marielle Franco foi eleita e, dois anos e meio depois de seu assassinato. Trinta meses sem respostas.

Milhões de pessoas falam em seu nome, mas nem todo mundo conhece o seu modo de fazer política e as causas que ela defendia.

Por isso, com a Agenda Marielle Franco, costuramos e disponibilizamos publicamente este legado em um conjunto de compromissos para que:

1) candidaturas das eleições de 2020 que queiram verdadeiramente honrar essa memória, possam se comprometer com todas as práticas e pautas;

2) e todas as pessoas que querem multiplicar esse legado possam se tornar defensoras de suas práticas e pautas e cobrem as candidaturas a se comprometerem.

Acesse e se comprometa

Deixe um comentário

um × um =