A DEMOCRACIA NECESSÁRIA E DESEJADA: DILEMAS E PERSPECTIVAS

Os textos presentes nesta publicação nascem do encontro entre duas iniciativas: a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e a Rede de pesquisadores e pesquisadoras Democracia e Participação. 

Em todos eles, procura-se sistematizar alguns dos debates que têm circulado na Plataforma e na universidade em torno dos temas da democracia, participação institucional, Estado, movimentos sociais, racismo, movimentos LGBTQI+, voto, partido e poder comunitário. São apenas alguns subsídios, que podem e devem ser complementados pela ampla produção tanto da Rede de pesquisadores quanto da Plataforma.

Os debates aqui apresentados não abarcam nem toda a produção completa da Rede Democracia e Participação – pois há muitos outros temas de interesse da Plataforma que poderiam ser abordados pelos pesquisadores – nem todo o debate acumulado pela Plataforma ao longo de mais de quinze anos.

Por isso, é importante entender essa coletânea como mais uma contribuição ao debate necessário da Reforma do Sistema Político que queremos, que se soma a outros tantos textos e documentos já produzidos.

* Esta publicação foi elaborada, no âmbito do projeto da Plataforma, apoiado pela União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as, que foram coordenados/as pelo INESC, não podendo, em caso algum, refletir a posição da União Europeia.

Baixe o PDF da coletânea:

Deixe um comentário

doze − quatro =