LIDERANÇAS NEGRAS DE DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS LANÇAM O “VAMOS DE PRETO! NEGRAS E NEGROS SEM MEDO DE MUDAR O BRASIL”

Por Douglas Belchior, via “Vamos de Preto!”

 

O Brasil é a maior nação negra fora do continente africano. Mas é proibido é esta população qualquer possibilidade de igualdade. Assim como em outros momentos na trajetória de lutas do movimento negro, é tempo de nos organizar, de nos aquilombar e traçar estratégias para um projeto político que tenha como objetivo central a superação do racismo que estrutura as desigualdades sociais e permeia todas as faces da sociedade brasileira. O “Vamos de Preto!” surge como uma iniciativa nesse sentido e será lançado com um grande ato político-cultural que reunirá parlamentares, representantes de religiões de matriz africana, intelectuais, ativistas, coletivos culturais, de juventude e militantes do movimento negro de diferentes Estados brasileiros.

 

A partir desta iniciativa, queremos inaugurar um grande processo de escuta coletiva e avançar em diagnósticos e soluções para a superação do racismo, do genocídio negro, do machismo, da homofobia, da intolerância religiosa e todas as formas de opressão características da sociedade desigual e, que vivemos. Com o axé de nossos ancestrais, “VAMOS DE PRETO!”, por dentro e por fora!

 

Vamos de Preto! | Pátio de São Pedro | Recife – Pernambuco

 

O “Vamos de Preto!” será lançado no dia dia 02 de novembro, feriado de Finados, a partir das 14h00, no Pátio de São Pedro, Recife – Pernambuco.

 

O Ato terá a presença de militantes e lideranças políticas de todo o país, entre elas, Vera Baroni, da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e Rede de Mulheres de Terreiro; Helio Santos, professor e pesquisador da temática sociorracial no Brasil e fundador do Instituto Brasileiro de Diversidade; Laina Crisóstomo, advogada feminista, presidente da ONG TamuJuntas; Winnie Bueno, Yalorixá e ativista feminista negra do Rio Grande do Sul; Edilson Silva, deputado estadual pelo Psol de Pernambuco; Áurea Carolina, cientista política, educadora e vereadora de BH pelo Psol; Fábio Nogueira, professor, pesquisador da temática racial, presidente do Psol da Bahia e fundador do Círculo Palmarino; Marielle Franco, socióloga e vereadora da cidade do Rio de Janeiro, pelo Psol; Mestra Janja, historiadora, capoeirista e fundadora do Instituto Nzinga de Estudos da Capoeira Angola; Douglas Belchior, professor de história e militante da Uneafro-Brasil, de SP; e outras tantas lideranças de reconhecida atuação na luta social e antirracista de Pernanbuco e do Brasil.

 

Teremos também presenças artísticas e ativismo, com a Roda de Capoeira Angola com a Mestra Di, uma edição da Batalha da Escadaria, Recital de Poesia, Shows, Roda de Diálogo com o Coletivo Cabelaço de Mulheres Negras Feministas, Feira empreendedora de produtos Afro-Étnicos e Cerveja Artesanal Carranca Espantando Mau-Olhado.

 

O “Vamos de Preto!”é uma iniciativa do Núcleo de Negras e Negros do mandato do deputado estadual Edilson Silva (PSOL/PE), para interagir com a plataforma política do “VAMOS!” e da Frente Povo Sem Medo, congregando lideranças, intelectuais e ativistas com atuação na luta contra o racismo e a discriminação.

 

Negras e Negros Sem Medo e com urgência de mudar o Brasil!

 

O Brasil e o mundo vivem um momento de redefinição política. Crise de paradigmas, de caminhos. Fundamentalismos afloram. Velhos preconceitos saem do armário. As velhas formas das esquerdas já não nos representam. E qual o papel da pauta racial neste momento histórico da política no Brasil? O que o Povo Negro tem a dizer e a exigir neste processo de reorganização? “Vamos de Preto!” é uma iniciativa ousada que busca congregar negras e negros, de forma suprapartidária e apartidária, para afirmar que vamos continuar lutando, mas que nossa pauta agora deve ter protagonismo e urgência; que não aceitamos mais que o genocídio do Povo Negro faça parte da paisagem social deste país.

 

O que é o “VAMOS!” ?

 

O “Vamos! Sem medo de mudar o Brasil” é uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo, cuja função é servir como espaço de interlocução, debates e contribuições para a construção de um novo projeto político para o Brasil. Com um programa estruturado em cinco eixos, lança o desafio de uma proposta construída sem medo e pelo próprio povo.

Presencialmente, capitais e cidades do interior do Brasil tem realizado e continuarão à realizar encontros com especialistas de cada um dos eixos para provocar a discussão e pactuar consensos. No âmbito online, um texto-manifesto orientará a discussão dos eixos e cada cidadão poderá participar levantando propostas e interagindo com as já existentes, o que criará um processo ativo de participação social. A plataforma ainda reunirá os participantes em grupos de opinião, a partir de suas afinidades, apresentando as linhas que formam mais consenso.

Ao final do ciclo de discussões, o acúmulo será disponibilizado de forma transparente e aberta, até que um novo desenho de Brasil seja delineado pelas nossas mãos.

Deixe um comentário

dezoito + 3 =