Conheça a campanha “Mais Direitos, Mais Democracia”

 

A campanha nacional “Mais Direitos, Mais Democracia” é uma iniciativa construída coletivamente por redes, entidades e movimentos sociais que tem como objetivo fazer uma disputa de valores no campo dos direitos humanos e da garantia e ampliação da democracia no Brasil. Ela nasce da necessidade de se promover o enfrentamento da perda de direitos historicamente conquistados, que vem sendo bancada por uma parte significativa dos políticos brasileiros ligados à chamada bancada conservadora.

A crise econômica que se abateu sobre o país, somada à desestabilização política, à eleição de um Congresso conservador e ao recente processo de impeachment aberto contra a presidenta da República Dilma Rousseff, contribui para o agravamento dos retrocessos. Além disso, a própria democracia como um princípio norteador do Estado brasileiro vem sendo posta à prova, com ações que priorizam a moral privada em detrimento da ética pública e que escancaram, no cotidiano, o fascismo, o machismo e o racismo presentes na sociedade.

A partir desta perspectiva, buscando uma ampla articulação entre parceiros nacionais, regionais e locais, que atuam em diferentes esferas de promoção e defesa de direitos, a campanha pretende sensibilizar a sociedade sobre o que são direitos
humanos e sua conexão direta com a democracia. Pretende, ainda, afirmar a identidade e a autonomia de grupos oprimidos e marginalizados, bem como promover a mobilização e a formação destes grupos para uma atuação de convergência que vise o alargamento da democracia.

OBJETIVOS DA CAMPANHA

A campanha “Mais Direitos, Mais Democracia” tem como objetivos principais:
● afirmar a compreensão de direitos humanos como conteúdo ético, jurídico e político e como base para a construção de uma cultura de direitos para todas as pessoas;


● defender a democracia e aperfeiçoar o ambiente democrático como valor fundamental para a construção de uma sociedade participativa, solidária, plural e com justiça para todos e todas;


● promover o reconhecimento e a afirmação das identidades de sujeitos e grupos e enfrentar posturas e práticas discriminatórias contra estes, visando à construção de uma cultura de direitos no país.

.

COMO PARTICIPAR

A campanha “Mais Direitos, mais Democracia” está aberta à participação de todos e todas. As redes, entidades, movimentos sociais ou mesmo indivíduos podem aderir à campanha assinando o MANIFESTO DE ADESÃO. Cabe às entidades e movimentos que aderirem, a responsabilidade pela reprodução dos materiais, que podem também ser adaptados a outras pautas locais e/ou específicas de defesa e promoção dos direitos humanos.

 

Acessem o site: http://maisdireitosmaisdemocracia.org.br/

.

Todos os direitos para todas as pessoas!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu