Participação social é tema mais votado em consulta pública do plano de ação para Governo Aberto

Foram divulgados os cinco temas mais votados em consulta pública para a construção do 3º Plano de Ação para Governo Aberto no Brasil. Esses temas vão compor oficinas de cocriação para elaboração dos compromissos brasileiros. São eles: Participação Social, Educação, Meio Ambiente, Transparência Orçamentária e Governo Aberto nos estados e municípios.

“É interessante observar que o tema mais votado foi justamente o de ‘Mecanismos de Participação Social’, demonstrando o quanto as pessoas desejam participar mais das tomadas de decisão de interesse público”, afirma Grazielle David, que representa o Inesc no Grupo de Trabalho da sociedade civil para assessoramento em Governo Aberto na construção do 3º plano de ação.

Grazielle afirma que o investimento feito na construção conjunta entre governo e sociedade civil, somada com consultas públicas para que toda a sociedade brasileira possa participar da elaboração do 3o plano de ação para Governo Aberto, foi bastante acertada.

“No nível federal, o Brasil já avançou muito na transparência de dados orçamentários, sendo destaque em ranking global ao ficar em 6º lugar entre 102 países avaliados. Porém, quando buscamos as mesmas informações nos níveis estaduais e municipais, muitos dados orçamentários ainda são difíceis de serem localizados. A priorização do fomento a Governo Aberto nestes demais níveis auxiliará muito na transparência orçamentária e na participação e controle social – outros dois temas priorizados”.

Deixe um comentário

dois × cinco =