12 de maio – Cientistas políticos discutem propostas de reforma nos sistemas eleitoral e partidário

A Comissão Especial da Reforma Política realiza hoje audiência pública para discutir as propostas de mudança nos sistemas eleitoral e político. Serão ouvidos três cientistas políticos: Cláudio Gonçalves Couto, professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo; Jairo Nicolau e Fabiano Santos, professores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj).

A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 2.

Parecer
Antes da audiência, o relator da comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS), concede entrevista coletiva sobre o andamento dos trabalhos e deve adiantar alguns pontos de seu parecer. Na semana passada, ele disse que o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais deverá estar entre as propostas de seu relatório. “O financiamento público é uma das armas mais poderosas que temos para combater a corrupção. Por isso, é muito grande a tendência de adotar essa proposta”, disse.

Fontana ainda afirmou que poderá sugerir a adoção de um sistema misto nas disputas proporcionais para o Legislativo, que combine o voto em listas fechadas com o voto nominal nos candidatos. “A composição dos parlamentos seria feita metade pela votação na lista e metade pelo voto nominal”, explicou.

Deixe uma resposta