A Rádio da Plataforma está no ar!

Para a Plataforma, esta é uma grande oportunidade de dialogar com milhões de pessoas, em especial com aquelas que ainda sofrem com a exclusão digital.

Em nosso site, estamos disponibilizando todos os programas para que sejam ouvidos, baixados, divulgados. Fizemos a opção de transformá-los em pequenos vídeos para divulgação através do Youtube, o que permite, inclusive, a inserção através das redes sociais. Caso mantivessemos apenas os arquivos em áudio, diretamente na raiz do site, a maioria dos internautas teria dificuldade em baixá-los.

Agora, todos podem ajudar nesta tarefa militante que é divulgar, para todo Brasil, o que é e como queremos que aconteça a Reforma Política.

Links para os programas:

1 – O que é Reforma Política – Neste primeiro programa, entrevistamos a Deputada Luiza Erundina, coordenadora da Frente Parlamentar Mista com Participação Popular pela Reforma Política.

2 – O que significa  a Reforma PolíticaNesta edição, o filósofo e membro do Colegiado de Gestão do INESC, José Antônio Moroni, fala sobre os significados da reforma política.

3 –  Pontos Fundamentais para a Reforma PolíticaA socióloga Guacira de Oliveira, Coordenadora do Cfemea, Centro Feminista de Estudos e Assessoria, fala sobre a importância da reforma política já neste ano e apresenta pontos fundamentais para sua realização.

4 – Referendo, Plebiscito e Iniciativa PopularFábio Konder Comparato, professor da USP, fala sobre democracia direta e a importância da regulamentação de mecanismos como o referendo, o plebiscito e a iniciativa popular.

5 – Democracia Direta – Parte 1O tema desta edição é democracia direta e democracia representativa. Quem apresenta as diferenças fundamentais entre as duas é a socióloga Maria Betânia Ávila.

6 – Democracia Direta – Parte 2Vamos continuar debatendo a questão da democracia direta. Nesta edição, nosso entrevistado é Dom Demétrio Valentini, bispo da Diocese de Jales, no interior de São Paulo.

7 –  A Reforma Política e Poder JudiciárioVamos apresentar como as mudanças sugeridas pela Plataforma podem modificar o Poder Judiciário. Para isso, nosso entrevistado é o Juiz Márlon Reis, do Estado do Maranhão.

8- Democratização do JudiciárioO advogado Antonio Sergio Escrivão Filho, neste programa, vai falar sobre a importância da modernização do Poder Judiciário, em especial o controle popular.

9 – Acesso à informação – Neste programa vamos falar sobre o acesso à informação, conversando sobre a importância da transparência nas informações públicas. O jornalista Fernando Paulino, professor da UnB, vai contar porque é importante a garantia de um amplo  acesso a estas informações.

10 – Acesso à informação – Voltamos a conversar sobre o acesso à informação, desta vez abordando a democratização dos meios de comunicação. Nesta discussão, a jornalista Carolina Ribeiro, coordenadora da Intervozes, fará uma avaliação do cenário da comunicação no Brasil atualmente.

11 – Democracia Representativa – O tema de nossa conversa de hoje é a garantia efetiva da representação popular pelo sistema eleitoral. Abordando principalmente a questão da participação política das mulheres, teremos a socióloga Natália Móri.

12 – Democracia Representativa – Mais uma vez, vamos falar sobre  a democracia representativa. A coordenadora da ONG Crioula, Jurema Werneck, conversa conosco hoje sobre a participação da população negra e indígena nos espaços de poder.

13 –  Democracia Representativa – No encontro de hoje, o advogado Luciano Santos vem debater sobre o Financiamento Público de Campanha e a necessidade de se ter uma lista fechada de candidatos.

14- Democracia Participativa –  A coordenadora da Escola Quilombo dos Palmares, a psicóloga Joana Darc, irá neste programa aprofundar o tema da Democracia Participativa Deliberativa.

15 – Democracia Participativa – Neste programa, discutimos como a população pode participar mais do processo democrático. A pesquisadora do Instituto Pólis, Rosangela Paz, discute como se organiza a participação popular no Brasil hoje.

16- Democracia Participativa – O filósofo José Antonio Moroni, neste programa, conceitua o que é Democracia Participativa Deliberativa e conta como surgiu esta ideia.

17- Reforma Política – Os desafios que devem ser enfrentados para que seja feita a Reforma Política são o assunto deste programa discutido pela educadora da ONG SOS Corpo Carmen Silva.

 

Deixe um comentário

doze + 12 =