O bate-papo visa levantar o combate às notícias falsas, além de abordar sobre a importância das eleições 2024, que envolvem a escolha de prefeitos e vereadores
Em um cenário onde a desinformação se espalha rapidamente e representa uma ameaça à democracia, a Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político promove um debate sobre como enfrentar a questão no contexto eleitoral . Intitulado “Pulando a Fogueira da Desinformação nas Eleições”, o evento será realizado online e restrito à participação de pessoas previamente inscritas, na próxima quinta-feira (11), às 19h.
O debate traz para o centro as eleições municipais deste ano, onde serão escolhidos prefeitos e vereadores para os 5.565 municípios do Brasil. As decisões tomadas por esses líderes locais terão um impacto significativo em áreas fundamentais como saúde, educação e transporte.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada pela Agência Brasil, 90% dos brasileiros já acreditaram em conteúdos falsos. Essa pesquisa, realizada com 1.032 pessoas entre 15 e 20 de fevereiro, revelou que 63% das chamadas fake news estavam relacionadas a propostas em campanhas eleitorais. A desinformação, combinada ao discurso de ódio, tem sido usada estrategicamente por grupos políticos-econômicos para prejudicar adversários e promover caos informacional por meio de conteúdos distorcidos, fora de contexto e manipulados.
O evento contará com a presença de especialistas na área de comunicação e direitos digitais.
Iara Moura: integrante do Intervozes e da Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, será a mediadora do debate.
Ramênia Vieira: jornalista feminista e coordenadora executiva do Intervozes, trará sua perspectiva sobre o impacto da desinformação e na democracia e quais os caminhos possíveis para se enfrentar o fenômeno, destacando iniciativas em prol de maio transparência por parte das plataformas
Iná Jost: coordenadora de pesquisa da área de Liberdade de Expressão do InternetLab, irá explorar os desafios e estratégias para combater a desinformação online especialmente no contexto eleitoral. .
A mediadora, Iara Moura, destaca que entender como esses processos funcionam é crucial para que eleitores estejam mais preparados para as eleições municipais. É preciso compreender os mecanismos econômicos que sustentam essa máquina de difusão de desinformação, inclusive, destacando o quanto o modelo de negócio das plataformas digitais se alimenta dessa falência democrática”, afirma.
Como realizar a inscrição
Para participar dessa atividade, inscreva-se pelo formulário virtual. O evento será realizado via Zoom, e a participação será aberta a todas/os/es os interessados.