#QueroMeVerNoPoder promove webinário para discutir a representantividade política no Brasil e América Latina

Qual o cenário da representatividade política no Brasil e em países da América Latina? Quais as experiências para enfrentar a subrepresentação nos espaços de poder? Essas são algumas das questões que serão debatidas no webinário promovido pela campanha #QueroMeVerNoPoder.

A atividade será realizada no dia 9 de novembro, às 19 horas, horário de Brasília (5pm no Peru / 4pm México), e marcará o lançamento do ebook “Maiorias Silenciadas no Poder”, que reúne textos e ilustrações com reflexões sobre o sistema político brasileiro e as estruturas sociais que mantém privilégios e exclusões. A apresentação será feita por Alex Hercog (Intervozes) e Carmela Zigoni (Inesc), representando a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, realizadora da campanha.

Após o lançamento do ebook, acontecerá uma roda de discussão mediada por Alane Reis, da Revista Afirmativa, entidade parceira da campanha #QueroMeVerNoPoder. O objetivo do debate é refletir sobre os desafios da subrepresentação política e pensar alternativas para enfrentá-la. Para isso, será compartilhada a experiência do movimento Meu Voto Será Feminista – representado por Juliana Romão – e da Mulheres Negras Decidem, representada por Tainah Pereira. As iniciativas foram responsáveis por estimular o voto feminista e em mulheres negras nas eleições brasileiras, além de possuírem um histórico de debates e ações contra a subrepresentação nos espaços de poder.

Buscando um intercâmbio para conhecer melhor as problemáticas da América Latina, o webinário contará com a presença de representações do Peru e México. Marbella Figueroa, do podcast Afrochingonas, apresentará a experiência do projeto que aborda a perspectiva da mulher negra no México. Já Marco AntonioRamirez, do Ashanti Peru, compartilhará a experiência da sua organização que atua em defesa dos direitos da população afroperuana.

INSCRIÇÃO:

O webinário será transmitido via plataforma Zoom e será restrito aos participantes que se inscreverem através do link (até atingir a capacidade máxima da sala):

https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZErcO6qqT0tE9yNGnDTM2W5-YTmd_BfVEy0

A atividade contará com tradução simultânea espanhol/português e as pessoas presentes poderão participar com perguntas e comentários. Além dos debates, o evento receberá as artistas Gaby Varela e Nega Fya para intervenções poéticas e musicais.

O encontro também será uma oportunidade para avaliar os resultados eleitores no Brasil, considerando os avanços e retrocessos na participação de mulheres, indígenas, pessoas negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e juventudes. A campanha #QueroMeVerNoPoder tem o apoio do Fundo Pulsante e em 2022 buscou ampliar a diversidade no processo eleitoral e enfrentar a subrepresentação nos espaços de poder.

Mais informações: reformapolitica.org.br / comunicacaoreformapolitica@gmail.com