Chamada de videoperformance artística

Sua arte dialoga com o debate político? Expressa democracia?

Então participe da chamada para a produção de videoperformance artística para a campanha A Democracia que Queremos, promovida pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.

Ao todo, serão contempladas 10 propostas, apoiadas com o valor de R$ 500,00 cada.

O objetivo é, através da arte, refletir sobre os temas debatidos pela campanha: qual democracia que queremos?

Para repensar a democracia brasileira, a campanha propõe discutir o sistema político brasileiro a partir de seis eixos relacionados ao fortalecimento da Democracia Direta, Representativa e Participativa, além da democratização da Comunicação, do sistema de Justiça e do modelo econômico. Esses eixos se relacionam com os temas trabalhados pela Plataforma, que envolve o debate sobre racismo, gênero, participação das mulheres nos espaços de poder, direitos dos povos originários e tradicionais, direitos da população LGBTQIA+, laicidade do Estado, poder político e juventude, democracia comunitária e auto-organização política, sistemas de Justiça, econômico e de Comunicação; representatividade nos espaços de poder. É a partir desses eixos e temas que a Plataforma irá apresentar suas contribuições ao longo da campanha.

Na inscrição, a/o artista deve explicar a linguagem que será utilizada (poesia, cordel, música, teatro, dança, etc) e o que pretende apresentar. Apenas trabalhos inéditos, autorais e que não violem nenhuma propriedade intelectual serão aceitos – atenção ao uso de trilhas sonoras ou outros conteúdos que possam violar os direitos autorais. A Comissão que analisará as propostas terá, como critério, que garantir a diversidade regional, de gênero, étnico-racial, de linguagem artística e de temas escolhidos.

As inscrições estarão abertas entre 15/07 e 25/07. O resultado será anunciado no dia 26 de julho. As 10 propostas selecionadas deverão produzir um vídeo, inédito, com sua performance artística e enviar até o dia 4 de agosto. O pagamento será efetuado após a entrega dos vídeos, em no máximo 30 dias.

As produções serão publicadas nas redes sociais da Plataforma, com os devidos créditos.

Dúvidas podem ser encaminhadas para: [email protected]

INSCRIÇÃO

Clique Aqui

PRAZOS

Inscrição: 15 de Julho a 25 de Julho de 2022

Resultado: 26 de Julho de 2022

Entrega do vídeo-performance: até 4 de Agosto de 2022