Cursinho EduPovo, iniciativa de educação popular, adere à Plataforma

  • Categoria do post:Entrevistas

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase de Paulo Freire é uma das premissas do Cursinho EduPovo, iniciativa desenvolvida pelo CORDEL – Coletivo Revolucionário de Libertação e a Juventude por + Direitos, que buscam contribuir com o ingresso de jovens na universidade a partir de uma educação com compreensão e questionamento político.

Recentemente, o Cursinho EduPovo aderiu à Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Em entrevista, Renan Oliveira, representando o EduPovo, comentou sobre o sistema político atual e o que motivou a adesão.

Plataforma: Como é a atuação do Cursinho EduPovo?

Renan: A educação pública brasileira vive um aprofundamento do descaso e da falta de investimento no último período. Nas escolas mais periféricas, muitos estudantes não sabem ou conhecem essas instituições públicas; dessa forma, ocorre um distanciamento deles com o ensino público. O baixo incentivo à educação torna ainda mais distante a realidade da juventude trabalhadora como participante desse bem comum. Nesse contexto e como ferramenta de transformação da realidade o Cursinho EduPovo é composto por professores, estudantes universitários e secundaristas. Os primeiros contribuindo com um importante acúmulo teórico e da vida acadêmica e os segundos contribuindo com a vivência da sala de aula pela perspectiva do estudante. Nosso público-alvo são estudantes secundaristas, que estudam em escolas públicas e de baixa renda. Nossa intenção é que os jovens entrem na faculdade entendendo seu papel de cidadão e que saiam de lá questionando o mundo e com a intenção de mudá-lo, de forma que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária.

Plataforma: Como os representantes do Cursinho EduPovo conheceram a Plataforma, e por que resolveram fazer parte da iniciativa?

Renan: Tivemos contato direto com a Plataforma através das atividades autogestionadas, onde produzimos um vídeo que mostra um pouco da história do EduPovo. Depois disso, recebemos o convite, por indicação do CORDEL, para aderir à Plataforma, devido à nossa atuação em debates públicos sobre o sistema político atual e suas necessárias reformas.

Plataforma: Tendo por base a atuação do EduPovo nos debates públicos sobre política, qual a análise de vocês sobre o sistema político atual no Brasil? E vocês se sentem representados por esse sistema?

Renan: O sistema político atual é elitista, machista, racista, LGBTfóbico e funciona em favor dos capitalistas, independente de mudanças por que tenha passado nos últimos anos. Não nos sentimos representados por esse sistema, pois não é um espaço amplo para classe trabalhadora e grupos oprimidos da sociedade.

Plataforma: Qual seria o modelo ideal de sistema político?

Renan: Entendemos que o sistema político almejado pela classe trabalhadora e pelos grupos oprimidos da sociedade deve ser construído a partir dos marcos de uma sociedade socialista, radicalmente democrática, participativa, com democracia real, não burguesa.