Tam.Texto

A Rádio da Plataforma está no ar!


Add this to your website

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro lançou, no dia 30 de março, uma série de programas de rádio. Sob supervisão da Criar Brasil, mais de 1500 emissoras irão veicular os spots em suas programações.

Para a Plataforma, esta é uma grande oportunidade de dialogar com milhões de pessoas, em especial com aquelas que ainda sofrem com a exclusão digital.

Em nosso site, estamos disponibilizando todos os programas para que sejam ouvidos, baixados, divulgados. Fizemos a opção de transformá-los em pequenos vídeos para divulgação através do Youtube, o que permite, inclusive, a inserção através das redes sociais. Caso mantivessemos apenas os arquivos em áudio, diretamente na raiz do site, a maioria dos internautas teria dificuldade em baixá-los.

Agora, todos podem ajudar nesta tarefa militante que é divulgar, para todo Brasil, o que é e como queremos que aconteça a Reforma Política.

Links para os programas:

1 - O que é Reforma Política - Neste primeiro programa, entrevistamos a Deputada Luiza Erundina, coordenadora da Frente Parlamentar Mista com Participação Popular pela Reforma Política.

2 - O que significa  a Reforma Política - Nesta edição, o filósofo e membro do Colegiado de Gestão do INESC, José Antônio Moroni, fala sobre os significados da reforma política.

3 -  Pontos Fundamentais para a Reforma Política - A socióloga Guacira de Oliveira, Coordenadora do Cfemea, Centro Feminista de Estudos e Assessoria, fala sobre a importância da reforma política já neste ano e apresenta pontos fundamentais para sua realização.

4 - Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular - Fábio Konder Comparato, professor da USP, fala sobre democracia direta e a importância da regulamentação de mecanismos como o referendo, o plebiscito e a iniciativa popular.

5 - Democracia Direta - Parte 1 - O tema desta edição é democracia direta e democracia representativa. Quem apresenta as diferenças fundamentais entre as duas é a socióloga Maria Betânia Ávila.

6 - Democracia Direta - Parte 2 - Vamos continuar debatendo a questão da democracia direta. Nesta edição, nosso entrevistado é Dom Demétrio Valentini, bispo da Diocese de Jales, no interior de São Paulo.

7 -  A Reforma Política e Poder Judiciário - Vamos apresentar como as mudanças sugeridas pela Plataforma podem modificar o Poder Judiciário. Para isso, nosso entrevistado é o Juiz Márlon Reis, do Estado do Maranhão.

8- Democratização do Judiciário - O advogado Antonio Sergio Escrivão Filho, neste programa, vai falar sobre a importância da modernização do Poder Judiciário, em especial o controle popular.

9 - Acesso à informação - Neste programa vamos falar sobre o acesso à informação, conversando sobre a importância da transparência nas informações públicas. O jornalista Fernando Paulino, professor da UnB, vai contar porque é importante a garantia de um amplo  acesso a estas informações.

10 - Acesso à informação – Voltamos a conversar sobre o acesso à informação, desta vez abordando a democratização dos meios de comunicação. Nesta discussão, a jornalista Carolina Ribeiro, coordenadora da Intervozes, fará uma avaliação do cenário da comunicação no Brasil atualmente.

11 - Democracia Representativa – O tema de nossa conversa de hoje é a garantia efetiva da representação popular pelo sistema eleitoral. Abordando principalmente a questão da participação política das mulheres, teremos a socióloga Natália Móri.

12 – Democracia Representativa – Mais uma vez, vamos falar sobre  a democracia representativa. A coordenadora da ONG Crioula, Jurema Werneck, conversa conosco hoje sobre a participação da população negra e indígena nos espaços de poder.

13 -  Democracia Representativa - No encontro de hoje, o advogado Luciano Santos vem debater sobre o Financiamento Público de Campanha e a necessidade de se ter uma lista fechada de candidatos.

14- Democracia Participativa -  A coordenadora da Escola Quilombo dos Palmares, a psicóloga Joana Darc, irá neste programa aprofundar o tema da Democracia Participativa Deliberativa.

15 - Democracia Participativa – Neste programa, discutimos como a população pode participar mais do processo democrático. A pesquisadora do Instituto Pólis, Rosangela Paz, discute como se organiza a participação popular no Brasil hoje.

16- Democracia Participativa - O filósofo José Antonio Moroni, neste programa, conceitua o que é Democracia Participativa Deliberativa e conta como surgiu esta ideia.

17- Reforma Política - Os desafios que devem ser enfrentados para que seja feita a Reforma Política são o assunto deste programa discutido pela educadora da ONG SOS Corpo Carmen Silva.