Tam.Texto

Nota de repúdio

Nota em repúdio ao ato de racismo na Câmara dos Deputados


A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que reúne mais de 160 organizações da sociedade civil brasileira, classifica como inaceitável e repugnante o ato de violência racista cometido pelo deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) na tarde desta terça-feira (19), na Câmara dos Deputados.


Às vésperas do dia em que se rememora a luta histórica do povo negro no Brasil, o parlamentar vandalizou um quadro que denunciava o genocídio da população negra, integrante da exposição Resistir no Brasil.


O deputado, simbolicamente, repete a violência que era denunciada na obra de arte. Trata-se de uma conduta que evidentemente representa quebra de decoro parlamentar e, portanto, merece a devida sanção por parte das instituições. Se, porventura, a impunidade prevalecer num caso tão grave, estaremos diante de uma tripla violência: além da violência física à qual estão submetidas negras e negros cotidianamente no nosso país e da agressão simbólica do ato do referido parlamentar, a omissão representaria mais um caso de perpetuação da impunidade que marca secularmente as relações raciais no Brasil.


Além disso, o episódio revela mais uma vez como o Congresso Nacional, a casa que deveria ser do povo brasileiro – que é composto majoritariamente por negras e negros –, se mostra um ambiente confortável para a violação abjeta de direitos da população negra.


Povo preto no poder!